top of page

Rota do Sul

Traça-se a rota, afina-se o azimute e parte-se na viagem onde a paixão faz com que a vida se esculpa em cada nota, em cada pessoa, em cada cais...Para-se, altera-se o percurso e acontecem as cores, os momentos, as gentes que se registam no diário de bordo da memória. E volta-se a partir. Dissipa-se a neblina e chega-se ao destino, eterno ponto de partida.

Alinhamento e autorias do álbum «Rota do Sul»:

 

1 – Rota do Sul (João Alvarez)

2 – Cais das Colunas (João Alvarez, Tiago Inuit)

3 – El Kebir (João Alvarez, Tiago Inuit)

4 – Mudar de Vida (Música de Fundo) (Carlos Paredes)

5 – Tormenta (João Alvarez)

6 – Perdida de Mim (João Alvarez, Tiago Inuit - letra de João Alvarez, Tiago Inuit e       Maria Ana Bobone)

7 – Sr. Zaid (Tiago Inuit)

8 – Célticas (João Alvarez, Tiago Inuit)

9 – Suão (João Alvarez, Tiago Inuit)

João Alvarez & Tiago Inuit iniciaram o projeto musical Rota do Sul procurando novos caminhos para o reportório da Guitarra Portuguesa e enriquecendo do seu património solístico através da composição de novas obras. Rota do Sul congrega instrumentos característicos de diferentes latitudes e ambiências musicais como o fado, o flamenco, a música celta e do norte de África. A guitarra portuguesa é o fio condutor que alinha com a voz de Maria Ana Bobone, a guitarra flamenca de Vasco Hernandez, viola de Mário Estorninho e Durval Moreirinhas, violino de Otto Pereira, Xuan Du e Natalia Juskiewicz e percussão de Marco Santos e João Balão.

 

É um trabalho que reflete uma Lisboa viva, eterno porto de cruzamentos e assimilações culturais e simultaneamente espelho de um Portugal cosmopolita e culturalmente dinâmico. É uma aposta na valorização e promoção da guitarra portuguesa enquanto instrumento de sonoridade ímpar e sinal identitário da nossa cultura musical. Presta homenagem a diversas gerações de tocadores, construtores e às suas contribuições para o apurar técnico e estético do instrumento, com nota particular para o desenvolvimento do reportório solístico individual levado a cabo por Carlos Paredes ao longo da sua carreira.

bottom of page